barcelona (2)
Solicita información

Vivemos em uma sociedade de consumo, e nossos filhos estão envolvidos nesse processo desde tenra idade. Os psicólogos falam sobre como conversar com eles sobre esse lado da vida, para ensiná -los a gerenciar dinheiro de bolso, como criar filhos não desperdiçados, mas também não gananciosos.

Idéias básicas

  • Não considere dinheiro indecente. Uma conversa honesta e compreensível ajudará a criança a tratá -los calmamente.
  • Explicando claramente de onde vem o dinheiro, como eles ganham e por que são necessários, apresentamos a criança à estrutura de nossa sociedade.
  • O dinheiro é uma das ferramentas para ajudar a criança a se tornar independente, responsável e dar os primeiros passos no mundo dos adultos.

Parece indecente, estranho falar com muitos sobre esse assunto. Mas hoje, as crianças começam a pensar em dinheiro como uma maneira de se divertir muito cedo. Além disso, em muitas famílias, o dinheiro é frequentemente objeto de disputas e ansiedade, uma recompensa ou punição. Toda essa mistura complexa é expressa em muitos preconceitos, que transmitimos involuntariamente aos nossos filhos: “Tudo é vendido e comprado no mundo”, “Ganhamos dinheiro com o suor do rosto”.

“Essas mensagens familiares geralmente são duplas, inconsistentes e confusas”, explica Anna Fenko, “mas, enquanto isso eles influenciam toda a vida subsequente de uma pessoa”.

É possível, tentando manter a inocência da infância, não falar com a criança sobre dinheiro? Não está ao nosso alcance para colocar as crianças em um mundo estéril onde não há dinheiro. No mundo onde moramos, as crianças são um público -alvo bem estudado, clientes que começam a gastar dinheiro mesmo antes de seu primeiro dente de laticínios explodir.

«Estudos de psicólogos e sociólogos mostraram que a capacidade dos jovens de administrar finanças depende diretamente se receberam essa experiência na infância, se seus pais acostumavam seu próprio dinheiro, se dedicaram sua família à situação financeira», diz Anna Fenko.

“Para aprender algo, digamos, andar de bicicleta ou trabalhar em um computador, você precisa fazê -lo o mais rápido possível. A habilidade é formada com ação direta e sua repetição repetida ”, acrescenta a psicóloga da família Irina Khomenko. O primeiro interesse e as primeiras perguntas sobre o que é dinheiro, a maioria das crianças já surge aos 4-5 anos.

https://www.sandalciinsaat.com/pin-up-indir-n-shv-var/

4-5 anos. Fale sobre isso apenas

Tudo vale dinheiro

Sentado com a mãe em um café, Senya, de 5 anos, exige uma terceira porção de sorvete. Mãe se recusa, dizendo que ela não tem mais dinheiro. Mas isso não parece para o bebê: “E você tira do cartão!»Ele viu repetidamente como os pais usam um caixa eletrônico.

Do ponto de vista de uma criança pequena, sempre há dinheiro em quantidades ilimitadas. Eles estão em vários lugares: no trabalho de mãe ou pai, em um banco, em uma loja e, é claro, eles estão sempre em um caixa eletrônico que os emite. Provavelmente este caixa eletrônico os torna. Você só precisa encontrar esse lugar e pegar dinheiro para comprar tudo o que você gosta.

«Explicando de onde vem o dinheiro e para que é necessário o dinheiro, ajudamos a criança a entender o básico do funcionamento da sociedade», comenta o psicólogo americano, o autor do best -seller «como ensinar uma criança a lidar com o dinheiro», Joline Godfrey. – Quando dizemos de maneira simples e compreensível, ele descobre que existem as coisas necessárias (casa, comida, eletricidade) e aqueles que dão prazer (feriados, jogos, doces). Ambos têm seu próprio preço e, para comprá -los ou usá -los, você precisa pagar. E dinheiro, por sua vez, não aparece por si mesmo «.

Diga ao seu filho por que você vai trabalhar: você ama sua profissão, mas também trabalha para obter dinheiro e depois comprar produtos, roupas, livros, brinquedos para toda a família. Ao mesmo tempo, você pode organizar um tour pelo seu local de trabalho: geralmente crianças gostam.

Você não pode ser desperdício

Se uma criança na mesa empurra com pão, manchas alimentos em um prato, mais eficaz do que histórias sobre os filhos famintos da África será uma explicação de por que você considera inaceitável estragar os produtos: por exemplo, tudo o que comemos não é Acabei de comprar dinheiro, este também é o resultado do trabalho de outras pessoas. Diga -nos também por que você desliga a luz, saindo da sala e feche cuidadosamente o guindaste.

Sim, existe pobreza

Vendo na rua um homem pedindo esmolas, ele está animado: “Por que um tio é pobre?»Acalme a criança: essa pessoa tem grandes dificuldades na vida, e podemos ajudar quem estava com problemas.

«Não saia com desculpas: as crianças sentem nosso constrangimento, e apenas uma conversa construtiva os ajuda a se acalmar», diz Joline Godfrey. “Se um filho ou filha continuar se preocupe, diga que você não corre o risco de entrar em tal situação, porque você trabalha apenas para que isso não aconteça”.

Como construir uma conversa

Sabemos o que falar sobre dinheiro com uma criança é necessário, mas eis como fazer isso? O psicólogo Tatyana Arefieva Answers.

“Preschoolers pensam especificamente, então demonstre do que você está falando. Explicando o conceito de «acumulação», pegue uma moeda, por exemplo, cinco rublos, coloque na mesa e adicione mais um. Preste a atenção da criança ao fato de que a «coluna» quase não se tornou maior. Em seguida, ofereça -se para aumentá -lo. Para fazer isso, adicione novas moedas, mas quanto? Tendo colocado três ou quatro moedas, ele notará que havia um mais notável mais dinheiro. E se você adicionar mais seis? Qualquer pré -escolar dirá que a coluna se tornou «grande». Você terá que resumir isso a princípio, quando começar a salvar, parece que quase não há dinheiro. Você precisa ganhar paciência e dobrar cuidadosamente a «torre» da altura desejada. Mas se você colocar muito, ele entrará em colapso e você terá que começar de novo. Então, ao longo do caminho, você contará a ele sobre a restrição razoável da ganância.

Os alunos mais jovens estão bastante prontos para conversar com um «adulto» em forma, mas fascinante em conteúdo. Evite características pessimistas e partículas negativas. Por exemplo, em vez de «e então não teremos dinheiro» diz: «E então teremos que pensar sobre o que precisamos fazer para que tenhamos dinheiro». A conversa sobre eles não deve ser algum tipo de especial-isso é apenas parte de sua comunicação natural com a criança.

Crianças seniores podem facilmente apoiar uma conversa com terminologia especial. Apenas não o transforme em uma palestra chata: a conversa «como com um adulto» não é uma notação, mas a comunicação em pé de igualdade «.

7 anos. Para promover um senso de responsabilidade

O primeiro dinheiro do bolso

Aos 7-8, muitas crianças desejam a independência. É importante deixar a criança sentir que você entende isso e está pronto para apoiá -lo. Dando a ele uma vez por semana uma certa quantia que ele pode descartar de si mesmo, você dá um passo importante para educar um senso de responsabilidade.

“O dinheiro do bolso não é um salário e nem uma maneira de encorajamento ou punição. Esta é uma ferramenta que ajuda a ensiná -los a descartar suas finanças ”, diz Irina Khomenko. – Explique à criança o significado de emitir dinheiro de bolso e concordar com ele sobre quais despesas elas cobrem. No começo, você pode ajudar a planejar as despesas, mas não exagere «.

Se os pais controlarem firmemente a criança, isso priva a prática de emitir dinheiro de bolso de todo o significado. Afinal, o dinheiro do bolso deve ajudar a criança a aprender a gastar razoavelmente.

Os pais perderam o emprego

Se você está em uma situação financeira difícil, a criança tem o direito de saber o que está acontecendo. Não carregue com os detalhes de suas experiências, basta informar sobre suas dificuldades profissionais e que você está procurando um emprego. Isso o ajudará a lidar com a ansiedade.

Programa obrigatório

Ajude seu filho a dominar os primeiros conceitos financeiros. Os autores do best -seller mundial “Crianças e Dinheiro”, American Exchange Maclers Kenneth Davis e Tom Taylor acreditam que você deve começar com vários termos particularmente importantes:

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Abrir chat
Escuela de Masaje Barcelona
Hola 👋
¿En qué podemos ayudarte?